Home Brasil Ondas de calor em São Paulo exigem investimentos em conforto térmico
Brasil

Ondas de calor em São Paulo exigem investimentos em conforto térmico

Em pouco menos de 50 dias, a população brasileira conviveu com duas ondas de calor. A terceira, registrada entre 16 e 24 de fevereiro com temperaturas de 3 a 6 graus acima da média, merece mais uma vez a emissão de alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O período recente, que não dá trégua aos termômetros à noite ou nas madrugadas, também chama a atenção pela abrangência: das 27 capitais, 23, incluindo o Distrito Federal, vêm registrando temperaturas superiores a 30 graus, com elevada sensação térmica. Segundo especialistas, as futuras ondas de calor tendem a piorar e se estender por mais dias, permanecendo por duas semanas ou mais. Da mesma forma que preocupa profissionais da saúde, a situação tem exigido das empresas soluções em conforto térmico e investimentos em sistemas de climatização que contemplem, ao mesmo tempo, saudabilidade dos ambientes de trabalho, responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

O alerta do Inmet para a primeira onda de calor de 2025, com efeito localizado no Rio Grande do Sul, foi emitido no dia 17 de janeiro. O segundo, entre 2 e 12 de fevereiro, ampliou sua área de abrangência, incluindo também Santa Catarina e Paraná. A onda recente, de grande alcance, começou no dia 16, atingindo São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e posteriormente Goiás e Bahia.

Uma das capitais afetadas pela terceira onda de calor, São Paulo (SP), vem registrando temperaturas máximas entre 30 e 34 graus. A sensação térmica, no entanto, tem atingido 40 graus nos dias mais ensolarados.

Se nas tarefas comuns do dia a dia, as altas temperaturas comprometem o bem-estar de pessoas de todas as idades, especialmente crianças e idosos, nas plantas industriais são grandes os desafios para a manutenção da qualidade, filtragem e renovação do ar. “As condições internas ideais contribuem para a saúde dos colaboradores e, consequentemente, para bons resultados nos negócios. Neste sentido, investimentos em conforto térmico são cada vez mais prioritários nas indústrias”, ressalta o empresário Juan Ormachea, que responde pela Ecobrisa.

Com a função de resfriar os ambientes, o ar-condicionado tem sido a opção de algumas empresas, comércios e mesmo de pessoas físicas. Mas se por um lado o equipamento combate o calor extremo, por outro seu funcionamento intensivo resulta em aumento considerável do consumo de energia elétrica e emissões de gases de efeito estufa. Nestas condições, a adoção de tecnologias de climatização mais sustentáveis se faz necessária.

Referência no mercado nacional, a Ecobrisa Climatizadores Evaporativos desenvolveu um equipamento que difere dos aparelhos de ar-condicionado por reduzir a temperatura de maneira eficaz, ao mesmo tempo em que filtra o ar para todo o ambiente de maneira uniforme.

No caso das empresas, com o climatizador evaporativo é possível manter abertas as portas de galpões de indústrias, depósitos e outras estruturas. “A tecnologia permite a circulação de pessoas, sem que haja interferência ou prejuízos na climatização e renovação do ar”, ressalta Ormachea.

Sem utilizar fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, os climatizadores dependem principalmente da evaporação da água, reduzindo consideravelmente as emissões de gases prejudiciais. “Além disso, os sistemas evaporativos são duráveis, de fácil instalação e não possuem refrigerantes químicos que necessitem ser gerenciados”, pontua o empresário. Os climatizadores também contam com recursos para controle e até mesmo automação, permitindo o monitoramento eficiente do desempenho.

Outro ponto relevante, segundo Ormachea, é o consumo de energia. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os climatizadores evaporativos reduzem a conta de energia em até 95% quando comparados aos aparelhos de ar-condicionado, pois dependem do princípio natural da evaporação da água para resfriar o ambiente.

Para o empresário, uma característica bastante desejável do sistema é a capacidade de adaptação a condições climáticas variáveis. Os climatizadores evaporativos podem fornecer resfriamento eficiente em ambientes com temperaturas mais altas e baixa umidade, o que os torna ideais para regiões com climas quentes. Também são capazes de fornecer umidificação do ar em climas muito secos.

Desde o início do ano, a empresa já registra aumento de 70% na procura pelos climatizadores evaporativos, o que tem demandado reprogramação de turnos e otimização de processos para atender à demanda. “Com todas essas adequações na fábrica, a alta procura pode afetar os estoques. Desta forma, é importante que o cliente se organize para poder usufruir, sem demora, dos benefícios de uma tecnologia que agrega preocupação com o bem-estar humano, combinada com uma relação responsável com o meio ambiente e a sustentabilidade”, conclui Juan Ormachea.

MXP Comunicação
19981788100
[email protected]
https://mxpcomunicacao.com/
Written by
King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Related Articles

Chefe do PCC foi enforcado por absolver o delator Gritzbach em ‘tribunal do crime’

Grupo também executou outro líder, por ter colaborado na absolvição do homem...

Venture Hub e Obará Edutech lançam programa de pré-aceleração de startups de impacto social na Região Metropolitana de Campinas

Programa de aceleração para startups com propósito socioambiental é lançado oficialmente.

ICF Argamassas oferece treinamento especializado para suprir a escassez de profissionais qualificados

O setor da construção civil no Brasil enfrenta um grande desafio: a...

Servidora do Tribunal de Justiça de SP é condenada a 16 anos de prisão por desvio de R$ 2,4 milhões

Eliana Vita de Oliveira foi considerada culpada por peculato, associação criminosa e...